Por que os Amigurumis não Têm Boca?

Mesmo sem praticar a técnica, com certeza muita gente que aprecia a arte do crochê e já viu algum amigurumi sem boca deve ter se perguntado qual o motivo para a ausência de uma marca tão expressiva no rostinho dos nossos amiguinhos feitos dessa forma.

Amigurumi sem boca

Os amigurumis existem há várias décadas. Surgiu no Japão por volta dos anos 80 e em meados dos anos 2000 vem ganhando cada vez mais destaque pela influência da cultura kawaii, que torna os formatos ainda mais fofos. Essa técnica que combina pontos de crochê com enchimento dá vida a lindos personagens de diversas formas com um realismo que chama cada vez mais atenção. E conforme se espalham as tendências mundialmente, vemos modelos sendo reformulados e adaptados conforme os artesãos.

Exemplo de amigurumi

Temos vários modelos lindos, mas você já deve ter se questionado o motivo de muitos deles não terem boca. E provavelmente, se você já confecciona amigurumis, já deve ter pego alguma receita assim e deve ter adaptado uma boquinha linda nele.

O motivo pelo qual muitos deles não têm boca é simplesmente cultural. Desde que foram criados, os amigurumis foram projetados para não terem expressão, mas não com o propósito de serem apáticos e sim empáticos. A intenção da falta de expressão é gerar liberdade de emoções, fazendo com que as pessoas que os veem atribuam qualquer sentimento que estejam vivenciando no momento. Dessa forma, pode-se também estimular a imaginação com a atribuição de sentimentos.

Amigurumi expressivo

E com toda a certeza, não é uma regra, podendo sim ser modificado quando desejar. O artesanato é livre e infinito, temos a liberdade de criar, copiar e modificar sem medo de arriscar, pois é dessa maneira que nos surpreendemos com os resultados.

Um abraço,
Sheila Reis

Deixe um comentário