Como aumentar o tamanho do seu amigurumi sem precisar alterar a receita

O universo do crochê nos permite criar, copiar, aprender e evoluir. São inúmeras técnicas acompanhadas de tendências e novidades constantes, e com os amigurumis não é diferente. Por isso, nossos trabalhos são aprimorados de uma forma notável e, ao mesmo tempo, natural.

Pensando nisso, venho compartilhar algumas dicas que considero úteis.

Já me ocorreu de receber encomendas de certos amigurumis, porém, conhecendo a receita que estava usando, sabia o tamanho final da peça. Como não seria exatamente o tamanho desejado pela cliente, começava então a preocupação: será que saberia aumentar a proporção correta da receita sem deformar as características do personagem?

Na mesma época em que estava gravando os tutoriais da Turma do Bob Esponja, ganhei vários fios variados, de várias espessuras diferentes. Ao organizar esses fios, notei que tinha as cores suficientes para confeccionar um Bob Esponja em fios Barroco (com exceção da cor branca, que utilizei um barbante comum para substituir), e me veio uma vontade de fazer esse personagem e ver o tamanho final.

Por fim, amei o resultado da audácia, pois ele ficou bem bonito!

Bob Esponja em tamanho maior feito com fio Barroco

E a diferença de tamanhos entre o Bob Esponja que fiz utilizando a mesma receita com fios Charme e fios Barroco ficou bem considerável. Enquanto o personagem que fiz com fios Charme ficou com 23 cm, o mesmo feito com fios Barroco ficou com 36 cm!

A tática se resume em utilizar fios com o TEX mais alto quando você precisa aumentar seu personagem e um TEX mais baixo quando precisar diminuir o tamanho.

Mas o que é o TEX?

O TEX é uma unidade de medida utilizada para expressar a espessura de fios e linhas têxteis. Ele representa o peso, em gramas, de 1000 metros de um determinado fio ou linha. Quanto maior o valor do TEX, mais grosso é o fio.

A informação do TEX dos fios costuma aparecer nos rótulos, juntamente com as especificações de agulhas adequadas, código da cor etc.

Rótulo de fio mostrando o TEX

Em meus tutoriais de amigurumis, costumo citar a substituição de fios. Por exemplo: se eu for confeccionar um personagem onde estou usando o fio Charme e vou precisar da cor amarela, mas justamente essa cor estiver em falta no fio Charme, vou analisar quais os fios de espessura semelhante tenho na mesma cor para substituir.

O TEX do fio Charme é 378, o do fio Anne é 294 (ambos da Círculo), já o fio Bella, da Pingouin, possui um TEX de 370. Comparando esses três tipos de fios, os mais próximos são o Charme e o Bella. Embora não sejam da mesma marca, o TEX é praticamente igual, e essa pequena diferença não trará nenhuma deformidade ao resultado final.

Se você deseja aumentar seu personagem, pode fazê-lo então com fios mais grossos. Use esse TEX mais alto em toda a peça, de forma que fique proporcional em todas as partes.

Desta forma, você pode fazer um determinado personagem com a mesma receita em várias escalas diferentes.

Você pode ainda substituir um fio mais grosso por um fio mais fino e trabalhar com fio duplo. Isso consiste em pegar do mesmo novelo uma ponta de fora e uma ponta de dentro, e trabalhar com os dois fios. Assim, você terá uma espessura igual ou bem próxima daquela que deseja.

Esse é um dos “truques” que vamos aprendendo conforme nos desafiamos. Poder compartilhar é muito interessante, pois, para algumas pessoas, isso pode não ser novidade, mas para outras pode ser de grande utilidade.

Aprender é evoluir.

Um abraço,
Sheila Reis

Deixe um comentário